Harry Potter e a Pedra Filosofal - livro X filme

 Olá Olá Sonhadores.
Decidi fazer esse post, sei que já tem vários por ai, até porque Harry Potter é uma série antiga e muito famosa, mas eu, "que rufem os tambores" nunca tinha lido. Até que eu ganhei o box e enfim "aleluia" em pleno 2016 eu iniciei.
Assim que terminei de ler Harry Potter e a Pedra filosofal, fui rever o filme para ter uma noção da diferença e irei citar algumas aqui pra vocês: 

OBS: É uma comparação então certamente irá ter spoiler's , tanto do livro, quanto do filme. 

Antes de tudo sei que é uma adaptação e o post é apenas para comparar as diferenças de ambos, não para desmerecer o filme. 

O inicio do filme e livro são diferentes, pontos para o filme por sinal, toda aquela descrição no livro sobre os Dursley e até sobre o trabalho do Tio Válter é um porre. Então no filme cortar logo pra parte que realmente importa que é a chegada do Harry na casa dos trouxas* (não bruxos) é algo a se apontar como positivo!
-
Livro: Quando a Hermione Granger conhece Harry, dentro do expresso para Hogwarts, ela observa Rony fazer um feitiço simples, tentando mudar a cor do Perebas (rato) para amarelo, porém o feitiço não dá certo, ela se gaba dizendo que consegue fazer feitiços simples, mesmo vindo de uma família de trouxas.
Filme: A Hermione entra no vagão do Harry e Rony, observa o Rony fazer a magia e não ter sucesso e usa o feitiço "Oculus Reparo" em Harry e conserta o óculos do mesmo. (Feitiço que repara um objeto danificado, porém não apareceu no livro, pelo menos não nessa parte) 
-
Livro: Quando o Chapéu Seletor foi colocado sobre um banquinho ele se apresentou aos alunos cantando e  falou as características das quatro casas de Hogwarts: (Grifinória, Lufa-Lufa,Corvinal e Sonserina) Harry foi selecionado antes de Rony.
Filme: O chapéu não se apresenta e a Prof. Minerva apenas orienta os alunos que o chapéu irá selecionar a casa de cada um. E Rony é selecionado antes que Harry, creio que para causar um suspense no filme haha.

-
Livro: Harry sabe sobre o "Caso Gringotes" quando Rony menciona sobre o mesmo ainda no trem, e depois quando vai a casa de Hagrid quando ele olha em cima da mesinha e tem a notícia recortada do Profeta diário* (jornal dos bruxos) 

Filme: Rony recebe o jornal Profeta Diário no correio corujas e o Harry pede pra dar uma olhada no jornal e fica sabendo sobre o ocorrido no banco Gringotes.
 -
Livro: O correio coruja trás um embrulho grande para o Harry, se não me engano são umas 6 corujas que o carregam. E um bilhete que dizia o seguinte:
Não abra o pacote a mesa. Ele contém a sua nova Nimbus 2000, mas não quero que todo o mundo saiba que você ganhou uma vassoura ou todos vão querer uma. [...] Prof. Minerva McGonagall. 
Filme: Harry recebe o pacote que é trago somente pela Edwiges (coruja), sem nenhum bilhete,e o abre na hora revelando para todos que ali estavam que ganhou uma Nimbus 2000. 
-
Livro: Hagrid ganha um ovo de dragão, que como o Rony cita no livro, foi proibido a criação de dragões pela convenção dos bruxos de 1709, e para ajudar o Hagrid a não se ferrar, eles bolaram um plano para se livrar do dragãozinho, e então Rony mandou um correio coruja para o irmão Carlinhos que estuda dragões na Romênia,perguntando se o mesmo poderia cuidar do dragão, ele responde que sim, e os meninos mandam o filhote de dragão pelos amigos de Carlinhos que estão indo para o mesmo destino. 
Filme: Dumbledore resolve a situação facilmente enviando o dragão para Carlinhos. (No filme não cita nada sobre ser proibido a criação de dragões) 
-
E por fim, uma das cenas finais onde:
Para passar pelo FOFO (cão de Hagrid, de 3 cabeças) é preciso acalmar o bichinho com uma canção que ele logo adormece. E Harry,Rony e Hermione querem pegar a pedra filosofal antes que alguém pegue para o mal.
Livro: Harry usa uma flauta que ganhou do Hagrid, assim eles passam facilmente, mas caindo no alçapão são presos por uma planta chamada Visgo do Diabo, que de acordo com o livro de Herbologia a mesma não gosta de umidade e de escuridão, então Hermione usou um feitiço para lançar chamas e conseguiram se soltar do Visgo. Logo após eles avistam pássaros no formato de chaves, onde precisam escolher o certo para destrancar uma porta, facilmente Harry avista a chave e os três usam vassouras para poder cercar a chave para que ela não fuja. Depois tem a partida de xadrez onde Rony se machuca pois ele "se sacrifica no jogo" para poderem ganhar a partida.
Logo Harry e Hermione seguem, (Rony fica ferido então não consegue ir com eles) onde encontram a "dificuldade" imposta por Snape onde para passarem precisavam decifrar uma lógica, haviam 7 garrafas em uma mesa, e um papel onde tinha uma charada, e em apenas uma das garrafas havia a porção que fazia com que passasse para o outro lado onde encontraria a "pedra filosofal". Hermione matou a charada e Harry seguiu adiante.
 Quem se encontrava na sala era Quirrell (professor de defesa contra as artes das trevas) no qual estava sendo usado por Lord Voldemort para roubar a pedra e conseguir ser imortal.
Também no livro Harry toca Quirrell e não consegue ver o que acontece só quando acorda na enfermaria e Dumbledore conta que Quirrell morreu e que a pedra foi destruída.
-
Essa cena final ocorre da seguinte maneira, (não irei narrar novamente,apenas destacarei os fatos que foram diferentes)
No filme: 
  1. Harry, Rony e Hermione passam pelo cão de 3 cabeças sem precisar tocar nada, pois na sala tem uma harpa enfeitiçada que fica tocando sozinha, colocada lá por Quirrell.
  2. Quando caem sobre a planta Hermione pede para que eles fiquem tranquilos que a planta irá solta-los pelo contrário irão ter uma morte lenta, Hermione e Harry conseguem ser soltos pelo Visgo do diabo, menos Rony e Hermione faz o feitiço do fogo/luz e a planta solta Rony. (no livro não falava nada sobre ficar calmo e a planta soltar o individuo aprisionado)
  3.  Na parte de pegar a chave-pássaro, só tem uma vassoura (diferente do livro que os três voaram ou seja teria no mínimo 3 vassouras) e as chaves começam a seguir Harry enquanto ele tenta pegar a chave correta (diferente do livro que as chaves não fazem nada, só voam afinal são pássaros, mas não seguem)
  4. Não tem a parte da lógica onde Hermione desvenda a charada do Snape, (isso me deixou triste, Hermione foi brilhante, ganhou 50 pontos para Grifinória por isso no filme, mas não apareceu a cena em si) 
  5. Harry mata Quirrell e ainda consegue ver o vulto de Voldemort passando por ele antes de ser derrubado e desmaiar. (no filme ele não sabe nem o que aconteceu com Quirrell) 




 Enfim amores é isso, com diferença ou não(pois repito sei que é uma adaptação e isso é apenas uma comparação) o filme é fantástico eu já tinha assistido várias vezes, mas nada foi tão mágico quanto conseguir perceber as diferenças, até conversei com uma amiga que já leu toda a série, e ela disse que o primeiro é o que menos tem essas diferenças. 
Estou muito ansiosa para ler e trazer a "comparação" dos outros para vocês, conta ai nos comentários se lembra de mais diferenças do filmeXlivro.
E espero ser bem vinda no mundo dos fãs de Harry Potter ♥.


Abraços e beijos da Tay.
XOXO

4 comentários

  1. Amei seu post Tay!!! Eu também não li os livros ainda, mas lerei um dia, rsss mas, assisti aos filmes e gostei bastante. E realmente a pessoa só as percebe lendo e assistindo após ler. Muito interessante e amei as imagens!! Aguardo o próximo livro!!
    Bjos One

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah One tem que ler sim, eu particularmente achei que não teria graça em ler agora nessa altura do campeonato, mas os livros só me trouxeram lembranças boas e magia.
      Obrigada por gostar das fotos haha tirei várias mas só postei 3 :/
      Vou terminar de ler logo logo sai a segunda comparação
      bjssss ♥

      Excluir
  2. Amei, já livros e fiz comparações também, aquela frase clássica "na verdade, no livro é assim..." huashuas
    Parabéns :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk muito clássica, pior que não tem como controlar assistir um filme com uma galera e você já leu o livro, sempre vai interromper o filme pra soltar "mds, mudaram muito, na verdade no livro é assim...." kkkkkkkk

      bjs ♥

      Excluir