A Lista Negra - Jennifer Brown


Olá Olá Sonhadores.
Título: A Lista Negra
Autor: Jennifer Brown
Páginas: 272

 Sinopse: 
E se você desejasse a morte de uma pessoa e isso acontecesse? E se o assassino fosse alguém que você ama? O namorado de Valerie Leftman, Nick Levil, abriu fogo contra vários alunos na cantina da escola em que estudavam. Atingida ao tentar detê-lo, Valerie também acaba salvando a vida de uma colega que a maltratava, mas é responsabilizada pela tragédia por causa da lista que ajudou a criar. A lista com o nome dos estudantes que praticavam bullying contra os dois. A lista que ele usou para escolher seus alvos. Agora, ainda se recuperando do ferimento e do trauma, Val é forçada a enfrentar uma dura realidade ao voltar para a escola para terminar o Ensino Médio. Assombrada pela lembrança do namorado, que ainda ama, passando por problemas de relacionamento com a família, com os ex-amigos e a garota a quem salvou, Val deve enfrentar seus fantasmas e encontrar seu papel nessa história em que todos são, ao mesmo tempo, responsáveis e vítimas. A lista negra, de Jennifer Brown, é um romance instigante, que toca o leitor; leitura obrigatória, profunda e comovente. Um livro sobre bullying praticado dentro das escolas que provoca reflexões sobre as atitudes, responsabilidades e, principalmente, sobre o comportamento humano. Enfim, uma bela história sobre auto-conhecimento e o perdão.



"As pessoas fazem isso o tempo todo - acham que "sabem" o que está se passando na cabeça de alguém. Isso é impossível. É um erro achar isso. Um erro muito grande. Um erro que, se você não tiver cuidado, pode arruinar sua vida." Pág. 25
E se o cara que você ama, que você confia, que é o seu parceiro, matasse várias pessoas no refeitório da escola, e depois apontasse a arma para a própria cabeça e abrisse fogo? 
Em a lista negra iremos conhecer Valerie Leftman, uma garota que frequenta o ensino médio na escola Garvin, ela e o namorado Nick Level são alvos frequentes de bullying. Por conta das gozações, apelidos indesejáveis, piadas de mal gosto ela decide anotar os nomes das pessoas que a deixam mal, ou até olham torto pra ela, em um caderninho apelidado de "A lista negra" dividindo o mesmo apenas com o seu namorado. 
Nick, é o tipo de cara considerado um Loser, menos aos olhos de Valerie, ele tem o estilo despojado, magro, alto e com uma apreciação pela morte. Tal como ler livros que abordem este tema, por exemplo os romances de Shakespeare como Romeu e Julieta ou Hamlet. 
Mas obviamente Valerie não levava a sério, ela até pensava que aquilo fosse um código só deles,que nada poderia ser real. Seria loucura se algo que ele falasse fosse real. Como querer por um fim na vida de alguém. 
Mas assim foi feito, no dia 02 de maio, Nick e Valerie entraram no refeitório e com uma arma de fogo ele começou a atirar em um por um que estava listado na "lista negra". A lista tinha sido ideia da Val, mas ela não queria que ninguém morresse, ela não podia saber o que se passava na cabeça de Nick, ela não sabia que ele estava levando tudo a sério, ela não sabia que o Nick, o seu doce Nick que a levantava pelos braços e a beijava com ternura podia fazer algo monstruoso como uma chacina, ela não sabia que ele podia atirar contra ele mesmo e a deixar sozinha para enfrentar toda a barra, mas ele fez. Como foi citado acima, é um erro achar que sabe o que está se passando na cabeça de alguém.

Mas ela tentou intervir, e "sem querer" Nick atirou na perna dela, quando ela se jogou em cima dele, impedindo que ele atirasse em uma de suas piores inimigas do colégio.
Depois que tudo aconteceu, ela teve que enfrentar o peso do mundo nas costas, pois detetives, o pessoal do colégio e os próprios pais acreditavam que tudo aquilo tinha sido planejado por ela, e de certa forma ela ficou confusa sobre isso também, já que os alvos, eram as pessoas da lista criada por ela. Por tanto durante o livro acompanhamos os encontros dela com o Dr Hieler. 
Primeiro, você passa por tudo isso, é baleada, perde uma pessoa que ama. Tudo fica arruinado, escola, família, amigos, e, agora, você está presa num consultório com um psiquiatra doido que quer entrar na sua cabeça. pag.:121 

É bem triste e pesaroso acompanhar a vida de Valerie após o incidente, pois ela volta para a escola, mas nada é como era antes. Até sua melhor amiga se afasta, imagina os outros, aqueles que não morreram mas ficaram com sequelas, aqueles que ainda tem pesadelos todos os dias assim como ela, ninguém entende e nem procura entender que ela ficou tão chocada quanto todos, até mas, porque foi o namorado dela.

A forma como a escritora aborda o assunto é de uma forma tão real, tão assustadoramente real, que eu tive pesadelo com o ocorrido no livro, eu imaginei que era eu, bem ali no refeitório da escola e passando por todo aquele mar de sangue, tiro, pessoas correndo, e desespero. Na sinopse do livro fica claro, que se trata tanto de Bullying como de suicídio, mas ler o livro com certeza faz toda a diferença, porque é assustador como a vida de alguém pode mudar da água para o vinho em questão de minutos, como a sua própria família fica com dúvidas quanto as suas palavras e ações, imagina todos os outros ao seu redor.
O tempo nunca acaba. Como sempre há tempo para a dor, também sempre há tempo para a cura. É claro que há. - pag.:179 

Então essa é a dica de livro que eu trago, que vale a pena ser lido e tirar dele uma lição de vida, até mesmo o Nick que foi um "monstro" por matar pessoas a sangue frio, será que ele não pode ser considerado também uma vítima ? As vezes a sociedade alimenta monstros, com palavras pesadas, como atos considerado bullying.


Abraços e beijos da Tay.
XOXO



4 comentários

  1. Ola Tay, eu li esse livro recentemente e também gostei muita!!! Sua resenha ficou excelente e detalhada. Eu gostei muito da escrita e a leitura flui bem rápido até pela curiosidade dos acontecimentos!!!
    Com carinho
    One
    https://onebooksoficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Faz tempo que estou com curiosidade de ler esse livro, a história parece que vai me prender muito kkkk' Sua resenha está excelente! Fiquei até com mais vontade de ler esse livro ;)

    Beijo, beijos
    relicariodehistoriasma.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii, ahh esse livro, é o tipo de livro que independente do seu gênero favorito ele vai te prender, é do tipo que você quer que o mundo conheça ♥ obrigada pelo carinho ! Beijinhos

      Excluir